FRANCA NO FÓRUM PAULISTA DA JUVENTUDE

29/12/2009 21:44

Ocorreu no dia 10 de dezembro de 2009, em São Paulo, na Secretaria de Relações Institucionais do Estado, a reunião de criação do Fórum Paulista da Juventude, que contou com a presença de 73 gestores de 14 das 15 regiões administrativas do Estado. Franca e região estiveram representadas pela Presidência do Conselho Municipal da Juventude local, na figura do presidente Leonardo Queiroz Leite e do vice-presidente Edgar Ajax dos Reis Filho.
A idéia central do Fórum é criar uma rede de referência para aqueles que trabalham com a Juventude em todo o Estado de São Paulo. O objetivo é que ele seja um espaço para compartilhar diferentes realidades, experiências, desafios, necessidades e sucessos nas ações e iniciativas de juventude.
Entre os participantes aquilo que mais se ouviu foi à necessidade de trocar experiências com outras cidades e regiões. “Todos se comprometeram a contribuir com a rede e com a mobilização em sua cidade”, observou Renata Carolo, da Coordenadoria Estadual de Juventude.
Depois de muita discussão foram levantadas as principais metas para o ano de 2010: fazer da rede um espaço efetivo de trocas e articulação entre os gestores, promover discussões locais (nas 15 regiões), divulgar as ações já realizadas e promover quatro encontros presenciais.
As propostas defendidas por Franca foram a descentralização das discussões, com a realização de fóruns regionais e locais para a discussão das Políticas Públicas de Juventude. Foi decidido que para o segundo semestre de 2010, em data a definir, Franca, Sertãozinho e Ribeirão Preto sediarão uma reunião do Fórum Paulista para a região nordeste do Estado.
Além disso, foi enfatizada a necessidade urgente da criação de mais órgãos e estruturas específicas para a Juventude, além do fomento à criação em municípios que ainda não contam com dos Conselhos Municipais de Juventude, no sentido de promover uma maior institucionalização da questão da Juventude.
Da região de Franca, além da nossa cidade, somente esteve representado o município de Nuporanga, que já está iniciando o processo de implantação do seu Conselho de Juventude, contando com o suporte do Conselho francano.
Enfim, esperamos que os movimentos organizados em prol das Políticas Públicas de Juventude se multipliquem e floresçam em todo o Estado, especialmente na região administrativa de Franca e da Alta Mogiana, e estamos certos de que na região de Franca os gestores e autoridades se sensibilizarão para apoiar e fomentar essas iniciativas tão necessárias quanto urgentes para melhorar as condições sociais da Juventude, numa demonstração de preocupação e responsabilidade para com esse expressivo segmento da nossa sociedade.

___________________________________________________________________________________________________________

Obs.: Este artigo é de autoria do meu amigo, Presidente do Conselho Municipal da Juventude de Franca, Leonardo Queiroz Leite.