Conselho Municipal da Juventude apóia projeto de Criação da Cruz Vermelha em Franca

28/12/2009 21:58

Com o objetivo de promover uma parceria duradoura na promoção do bem estar do jovem de Franca e região, conscientizando-o no que tange à doação de sangue, doenças, higiene, uso de drogas, solidariedade, inserção do jovem na comunidade, entre outros, é que o Conselho Municipal da Juventude estabeleceu parceria com a Cruz Vermelha.
O projeto piloto  de criação de uma filial da Cruz Vermelha em Franca, é de iniciativa dos jovens: Felipe Silvério, Danilo Caporali e Julia Meira. “Existe uma convergência das propostas da cruz vermelha com as diretrizes de criação do conselho municipal da juventude”, ponderou o relações publicas do CMJ, Edgar Ájax dos Reis Filho. 
Varias ações estarão sendo realizadas, entre elas, a implantação do projeto Clube 25, que tem por objetivo encorajar a doação de sangue por parte de jovens de 18 a 25 anos, a partir da conscientização promovida com base nos princípios do Movimento Internacional da Cruz Vermelha. Leonardo Leite, presidente do CMJ, afirmou que o citado projeto configura-se como um ótimo mecanismo de fortalecimento da cidadania entre os jovens.
O projeto ainda, pretende Criar uma rede sociável entre os jovens da cidade, a partir de encontros periódicos para discutir e debater temas relacionados à saúde e bem-estar. Para o desenvolvimento do Projeto Clube 25 na cidade, algumas atividades que poderão ser desenvolvidas durante as reuniões periódicas entre os jovens são: Filmes seguidos de discussão; Depoimentos e exposição de casos de pessoas que já receberam doação de sangue; Realização de palestras com médicos de hospitais locais; Dinâmicas em grupo para socialização; Depoimentos de jovens doadores; Curso de formação para capacitação dos voluntários envolvidos segundo os princípios do Movimento Internacional da Cruz Vermelha; Recrutamento de doadores em empresas. Edgar Ájax, afirmou ainda, que trata-se de uma organização internacional presente em vários países e reconhecida mundialmente, e que a sociedade de Franca só tem a ganhar com esta proposta.
    As demais informações sobre o projeto e sua  atuação no município de Franca, serão anunciadas no inicio do ano de 2010, possivelmente em uma reunião promovida pelo Conselho da Juventude, nas dependências da Secretaria de Segurança e Cidadania.

____________________________________________________________________________________________________________

Obs.: Este artigo foi publicado pelo Jornal 'Diario da Franca' do dia 06, do mês de Dezembro, do ano de 2009.